segunda-feira, 13 de junho de 2011

2º Encontro: Movimento LGBT - Maio/2011

          
Aconteceu no dia 14 de maio, ás duas e meia da tarde, no Centro Cultural Vergueiro, o segundo encontro oficial do grupo E-Sampa, que teve como tema central o Movimento LGBT – Conceito e Curiosidades. Fazendo um trabalho sobre Tribos Urbanas, percebi não saber tanto o quanto pensava sobre tal movimento e perguntei-me se as outras pessoas sabiam a respeito da origem do movimento civil, os direitos que ainda são restritos e algumas outras curiosidades e... Investigando, descobri que não.
          
Ao iniciarmos, uma pequena apresentação dos presentes foi feita a iniciar por mim e após, o tema foi apresentado e muito bem recebido. Como tópico inicial, discutimos a origem do movimento de luta contra a discriminação e defesa das populações LGBT, com é conhecido, que ocorreu em 1970, com a marcha que assinalou o primeiro aniversário dos motins de Stonewall e prevalece até hoje no Brasil e no mundo, fazendo com que o forte tabu da época fosse rompendo-se, mas não conseguiu diminuir o preconceito que ainda faz vítimas fatais em pleno século 21.
          
A Parada do orgulho LGBT é um grande evento que acontece por todo o mundo, sendo usado como instrumento para mostrar a sociedade que o público LGBT está entre eles, visando à aquisição de novos direitos e uma maior diminuição do preconceito e, um dia se possível, extingui-lo. No Brasil, isoladamente em São Paulo, o público da mesma tem crescido continuamente desde sua primeira edição em 1997. Neste ano (2011), a Parada do Orgulho LGBT chega a sua 15° Edição e traz um tema julgado como polêmico e provocação à igreja por conter um mandamento bíblico: “Amai-vos uns aos outros, basta homofobia.”, fator que culminou na invasão do site oficial da APOGLBT-SP, órgão que organiza o evento. A parada e a invasão foram tópicos breves de nosso encontro, assim como a Falta de Segurança, uma vez que não existem leis que a garantam e o fato dos homossexuais não poderem doar sangue, mas o que se tornou evidência, foi o Reconhecimento da União Estável Entre Pessoas do Mesmo Sexo, pelo STF.
         
 O reconhecimento em si, não foi muito divulgado... Já a polêmica que o mesmo trouxe, foi tão falada que serviu de “alavanca” para o destaque de algumas figuras públicas, principalmente as que se mostraram contra e até mesmo a favor da ditadura militar e para mostrar o quão grande é o poder da igreja sobre política. A sociedade teve sua opinião expressada através ao apoiarem com toda força os que iam contra a decisão, mostrando até que a maioria é a favor da ditadura militar... Mas creio que os mesmos se contradizem e não iriam querer reviver o horror daquela época.
         
 O objetivo do encontro era somente apresentar o movimento do qual fazemos parte e um debate a respeito das atualidades, para que discuti respeito de nossas opiniões e ver o quanto elas se parecem.

 X.O.X.O,

WandercooL’
Presidente do Grupo E-Sampa

Nenhum comentário:

Postar um comentário