terça-feira, 14 de junho de 2011

3º Encontro: Marketing LGBT - Junho/2011



Aconteceu no dia 05 de julho, ás duas e meia da tarde, na Redação da Revista Viração, o terceiro encontro oficial do grupo E-Sampa, que teve como tema central para debate o Marketing LGBT. Tive como base para a elaboração deste tema as figuras públicas que se destacam através do meio LGBT, sejam envolvidos em polêmicas, indo contra ou a favor e ressaltar a imagem que passamos à sociedade.
          
Se observarmos as figuras públicas ao redor do meio LGBT perceberemos facilmente que, devido a esteriótipos, grande parte delas nos usam para se sobressair. Um caso em evidência e bem notado foi a Polêmica gerada pelo Reconhecimento da União Estável por Casais do Mesmo Sexo pelo STF, que culminou no destaque do Deputado federal Jair Bolsonaro, o qual se mostrou completamente contra está decisão do STF e super preconceituoso em relação aos homossexuais, chegando a distribuir panfletos “antigay” no Rio de Janeiro.
         
Iniciamos o encontro com a tradicional apresentação dos presentes e do tema, sendo que conforme o debate foi se seguindo transitamos do campo musical para o político e nos questionamos de forma mais séria e profunda a respeito da imagem que temos na sociedade, pelo fato da mesma ter dado apoio ao deputado em questão...  A Parada do Orgulho LGBT nos favorece nesse quesito? Infelizmente não. Nos dias de hoje, a mesma tornou-se um carnaval fora de época e o foco político, em partes, perdeu-se. Este grande evento é o momento que temos para passar a imagem do coletivo, já que a individual passamos todos os dias em meio a nossa rotina, sendo na vida pessoal e profissional, em casa, na escola ou faculdade, no trabalho, em festas, com os familiares, amigos e assim vai, podendo ser bem vista ou não.
          
A imagem coletiva não é das melhores, vão desde uma associação a promiscuidade e drogas, até as DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), o que dificulta ainda mais a luta por direitos, já que precisamos de tal imagem para que os mesmos nos sejam concedidos... Não digo que os políticos e a sociedade têm razão em nos julgar e discriminar, só que devemos nos alertar e lutar de verdade, passando uma imagem decente para não sermos julgados de forma negativa e muitas vezes agressiva, pela mídia, figuras públicas, igreja e a própria sociedade.
          
O objetivo de tal encontro foi gerar uma reflexão em meio a um debate sobre até que ponto estamos certo ou errado em questionar e nos colocarmos contra a privação de certos direitos e opiniões negativas a nosso respeito.

X.O.X.O,

WandercooL’
Presidente do Grupo E-Sampa

Nenhum comentário:

Postar um comentário