segunda-feira, 27 de junho de 2011

Universo LGBT: 15º Parada do Orgulho LGBT de São Paulo


No dia 26 de junho aconteceu a 15º Edição da Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transsexuais e Transgêneros), na Av. Paulista, em São Paulo. O tema deste ano foi: "Amai-vos uns aos outros - Basta de Homofobia".

Iniciado por uma grande valsa para celebrar seus 15 anos, o evento teve como tom a celebração da recente decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que reconheceu como estável a união de casais do mesmo sexo, e a reivindicação da aprovação do projeto de lei 122 (mais conhecido como PLC 122), que criminaliza a homofobia. Os organizadores da parada estimavam um público de 3 (três) milhões de pessoas, mas segundo os mesmos, basenado-se em dados da polícia militar, foram reunidas  4 (quatro) milhões de pessoas deste evento, o qual é colocado entre os 3 (três) maiores acontecimentos turísticos da cidade, junto com a Formúla 1 e a Virada Cultural.

Cobertura do Evento com a Equipe da Viração e Bate-Papo com os participantes

Estive presente na parada com a equipe do Agência Jovem de Notícias, da Revista Viração, onde elaboramos enquetes e roteiros de entrevistas, nos dividindo em equipes para fazermos a cobertura do mesmo. Uma das polêmicas que envolveu o evento foi o tema escolhido, o qual usou um mandamento bíblico, causando a invasão do site oficial do evento e é claro que em nosso roteiro isso não podia ficar de fora. Batemos um papo com alguns dos participantes da parada e poucos sabiam à respeito do tema, com a excessão de Alexandre, que compartilhou da opinião  dos outros questionados com conhecimento no mesmo: "O tema deste ano é polêmico, pois usa um dos mandamentos da bíblia para contradizer a própria igreja. Penso que isso é bom, pois ajuda a despertar na sociedade um maior questionamento a respeito do preconceito".

No dia 06 de Junho, em uma reunião realizada no sindicato dos bancários, a APOLGBT (Assossiação que organiza o evento), negou que a escolha do tema fosse uma "provocação" aos religiosos: "Não queremos fazer um discurso autofágico, voltado para o próprio umbigo, mas para toda a sociedade brasileira. O País está sendo vítima de um sistema fundado numa moral religiosa, mas este é um recado direto para toda a sociedade brasileira. Usamos a frase como tema - "amai-vos uns aos outros" para descontextualiza-la (do sentido cristão). O grande princípio para essa frase também surge porque nossos agressores mudaram. Estamos sendo agredidos também pela classe média", disse o presidente da associação, Ideraldo Beltrame (citando o caso do rapaz que agrediu outro jovem com uma lâmpada fluorescente na avenida Paulista no ano passado).

Hoje, a polêmica ficou por conta da exposição de fotos de santos católicos e da frase  “Nem Santo Te Protege” ou “Use Camisinha”, para proclamar o uso da camisinha. Gesto que foi colocado por sites como um confronto religioso e que também foi justificado pelo presidente da APOLGBT: “Nossa intenção é mostrar à sociedade que todas as pessoas, seja qual for a religião delas, precisam entrar na luta pela prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Aids não tem religião”. 

No roteiro seguido no bate-papo com os participantes da parada, a importância da aprovação do PLC 122 também foi questionada e a opinião de Fábio resume a dos demais entrevistados: “A Aprovação do PLC 122 é um passo muito importante para a comunidade LGBT e pode melhorar a aceitação da mesma (Comunidade LGBT) pela sociedade e facilitar a aquisição de direitos”.

Quando questionados sobre o motivo de estarem no evento, as respostas variaram entre "Reinvidicar nossos direitos, mostrando nossa cara a sociedade, curtir com moderação e ser mais um no número total de presentes no evento.
Para ler as matérias completas feitas pela Agência Jovem de Notícias, clique nos links abaixo:


Protesto contra a Usina Belo Monte 


Índios da tribo kalapalo, do Alto Xingu (MT), estiveram presentes na Parada Gay de São Paulo para protestar contra a construção da Usina Belo Monte. O grupo composto por quatro pessoas e trajando suas roupas costumeiras chamaram tanto a nossa ateção quanto a dos outros participantes do evento. “A gente veio lá do Alto Xingu para que as pessoas saibam o que é Belo Monte. Muita gente não sabe. A Parada Gay é o melhor lugar para chamar a atenção de São Paulo”, disse a índia Samy Kalapalo, ao portal globo.

Para concluir... 

Podemos dizer que mesmo com a chuva, a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo foi um sucesso, pois os participantes da mesma não se deixaram abater e seguiram com animação total até o final, mostrando mais uma vez nossa existência para a sociedade e que buscamos o FIM DA HOMOFOBIA, uma vez que apesar dos gostos e de balançarmos bandeiras difrentes TODOS SOMOS IGUAIS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário